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8 Dicas Como Atrair Clientes em Tempos de Crise

8 Dicas Como Atrair Clientes Em Tempos De Crise

Em tempos de crise econômica, quando a renda fica mais apertada e a inflação mais alta, o consumidor tende a mudar o seu comportamento, as pessoas pensam duas vezes antes de colocar a mão no bolso e optar por uma compra. No entanto, isso não significa dizer que as vendas do seu negócio precisam ficar no negativo, correto? É preciso saber como atrair clientes!

Todo empreendedor precisa saber o que fazer para atrair clientes num período de recessão e também como não deixar que o acirramento do debate político atrapalhe seus negócios. Na crise, o consumidor tem menos dinheiro para gastar, então vai ser mais criterioso. É o momento de reforçar o bom atendimento ao cliente. Um momento como esse exige que o empreendedor tenha uma postura realista, mas sem pessimismo.

Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios. Henry Ford

Como Atrair Clientes em Tempos de Crise

Reunimos algumas dicas sobre como atrair clientes para garantir suas vendas mesmo em tempos de crise. Confira abaixo:

1. Reforce o bom atendimento

Num momento em que o cliente está mais criterioso com as suas compras, é hora de reforçar com sua equipe de vendas a necessidade de tratar bem esse consumidor. O cliente quer sentir que o vendedor é seu parceiro, que está preocupado em satisfazer a sua necessidade e não só em fazer uma venda pela venda. Para isso, é fundamental que o vendedor trabalhe com dedicação, com uma boa postura e otimismo e claro, um sorriso no rosto. Estas atitudes fazem diferença.

2. Busque os clientes que você já tem

É mais barato manter e trabalhar um cliente antigo do que conquistar um novo. Em tempos de crise, é vital e imprescindível que o empreendedor economize ao máximo. Por isso, foque primeiro em atrair os clientes que você já tem. Como disse antes, é mais caro atrair clientes novos. Sendo assim, o primeiro foco pode ser ativar a base de clientes existente.

Ao olhar para esses clientes já ativos, busque saber com que frequência eles se relacionam com a sua empresa e tente identificar formas de aumentar essa frequência. O mesmo vale para o valor gasto por ele no seu negócio: será que é possível promover ações para que este gasto seja maior? Você pode rastrear produtos que sejam do interesse dele e que não estão sendo oferecidos como deveriam, por exemplo.

3. Invista no relacionamento duradouro

Agora que você já identificou esse seu cliente, reforce o seu relacionamento com ele. Ou seja: garanta que ele volte ao seu negócio. O cliente que se sente especial volta, se torna fiel a sua marca. Para conseguir isso, uma boa sugestão é promover eventos afim de lançar novos produtos, campanhas de desconto no mês do aniversário do cliente etc.

Outra ação fundamental para manter esse relacionamento é fazer um bom pós-venda. É importante ter alguém que ligue para o cliente para perguntar como foi a experiência dele com a venda, com o produto, se ele tem algum comentário ou crítica a fazer, etc. Com isso o cliente se sente valorizado e, caso haja algum problema, o empreendedor tem a chance de revertê-lo em algo positivo.

4. Ofereça soluções e valorize seu produto

Uma postura fatalista não ajuda o empreendedor em nada, ainda mais num momento como este. Em vez disso, as empresas têm que encontrar o aspecto positivo do seu produto que é valorizado nesse contexto de crise. Nesse momento é necessário olhar para a psicologia do consumidor.

Se você vende joias, não deve desanimar só porque as pessoas estão gastando menos. Deve buscar valorizar suas qualidades. Pode focar no fato de ser um presente duradouro, que terá uma vida útil maior que uma peça de roupa, por exemplo.

5. Avalie seu custo-benefício

Tempos de crise econômica são uma boa oportunidade para as empresas reverem seu mix de produtos ou serviços. Depois de uma avaliação, talvez você perceba que vale mais a pena focar em poucos produtos que dão mais resultado e resolva deixar de lado outros menos procurados ou menos rentáveis.

Outra dica: verifique o que seu concorrente está oferecendo e faça uma avaliação do custo-benefício do seu produto. Você não precisa ser o mais barato do mercado, mas deve ter motivos convincentes para o cliente optar por você.

6. Não relaxe com o marketing

Com menos dinheiro em caixa, é comum que as empresas deixem de lado ações de marketing e comunicação com cliente, afinal é preciso economizar. Porém, uma decisão como essa pode ser fatal para o seu negócio.

Numa crise, a primeira redução de custo vai para setores como o marketing. Isso coloca a empresa num circulo vicioso: com menos ações de marketing, menos vendas, o que reforça a crise, quando na realidade o empreendedor deveria investir ainda mais em recursos de marketing afim de atrair mais cliente e vendas para o seu negócio.

7. Mantenha sua equipe de vendas atualizada e motivada

Outro ponto que também costuma ficar de lado na crise é a capacitação. Muitas vezes cortam parte da equipe afim de diminuir custos, exatamente quando a capacidade de venda é fundamental.

O recomendado neste caso é manter o quanto possível o treinamento dos funcionários e também adotar programas de incentivo para os vendedores. Os ganhos devem ser na base na meritocracia. Quem vende mais ganha mais, isso vai fazer com que ele se motive para trabalhar.

8 . Evite falar de política ou da crise

Num momento de debates tão acirrados no universo da política, não é demais lembrar que no seu negócio deve imperar o bom senso. Temas como política, religião e futebol são sempre polêmicos e deve-se fugir deles no ambiente de negócios. O vendedor deve ter esse jogo de cintura para não se posicionar, mesmo por que ele pode se deparar com um cliente de pensamento contrário.

Se por acaso o cliente trouxer o tema para a conversa, o recomendado é sair pela tangente. A recomendação é acolher a fala do cliente, mas não entrar numa discussão, porque a chance de você perder o cliente é muito grande.

Você conhece outras práticas e dicas sobre como atrair clientes em tempos de crise? Compartilhe conosco nos comentários abaixo, certamente será muito útil para nós e nossos leitores.

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