skip to Main Content

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

Como Criar Anúncios Em Formato Carrossel No Facebook

Não importa se sua empresa é grande ou pequena, ou o quanto sua marca é conhecida, os anúncios em formato carrossel podem ajudar a se conectar com sua audiência e alcançar os objetivos desejados. Disponível para Facebook e Instagram, esta ferramenta permite utilizar de 3 a 5 imagens ou vídeos em um só anúncio, oferecendo ainda mais espaço para mostrar seus produtos e contar uma história.

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

Desde que o formato carrossel foi lançado no ano passado, milhares de empresas o têm usado para alcançar seus objetivos. O Mercado Livre, líder em comércio eletrônico na América Latina, utilizou o formato para incrementar a atividade de seus consumidores e reduzir custos de operação. Eles geraram anúncios com 5 produtos distintos, cada um com uma imagem, descrição e link. O resultado foi um custo por clique 50% menor, 2,4 vezes de retorno sobre o investimento, 4 vezes mais cliques em comparação com o rendimento habitual e 3 vezes mais conversões do que em outras plataformas.

A Dog Hero, uma pequena empresa brasileira que oferece um serviço de hospedagem para cachorros para quando seus donos estão ausentes, queria aumentar a lembrança da marca e estimular o uso do aplicativo. Eles usaram o formato carrossel para divulgar sua campanha e, em pouco mais de um ano, cerca de 80% dos anfitriões cadastrados no serviço foram captados pelo Facebook e 50% dos downloads do app vieram pelo Facebook.

Você também pode melhorar os resultados da sua empresa utilizando o formato carrossel. Para aproveitar o formato ao máximo, leve em conta duas questões: como usar os anúncios para destacar o diferencial da sua empresa; e qual a melhor maneira de alcançar o objetivo que deseja (vender um ou mais produtos, aumentar o reconhecimento da marca etc.).
Para ajudá-lo a otimizar seus anúncios, separamos essas 5 dicas. Confira!

1. Seja criativo no conteúdo

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

Mostrar os produtos do seu catálogo é uma boa maneira de utilizar os anúncios em formato carrossel. Você pode mostrar vários produtos que direcionam a diferentes páginas de destino, para oferecer aos seus consumidores ainda mais opções e aumentar o número de cliques.

Com criatividade, você pode também usar as imagens em sequência para contar uma história relevante. Outra opção pode ser destacar em cada imagem diferentes características de um mesmo produto, mostrá-lo em várias visões e ângulos, ou ainda ocultar algo que será revelado na imagem seguinte. Se sua empresa não vende artigos físicos, pode usar imagens e vídeos que mostrem as vantagens e resultados de adquirir os seus serviços.

As possibilidade são ilimitadas e o melhor caminho é contar uma história que capture a atenção da sua audiência. Para isso, é necessário uma imagem ou vídeo que impacte, provocando preferencialmente uma resposta emocional, para que seu anúncio seja lembrado.

2. Mantenha a atenção da sua audiência

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

Atrair a atenção da sua audiência é o primeiro passo, mas manter essa atenção ao longo das imagens em sequência também é importante. Leve em consideração o seu público ao escolher as imagens ou vídeos. Use a imaginação para instigar nas pessoas um sentimento de necessidade de concluir a visualização das demais imagens. Uma boa maneira de fazer isso, por exemplo, é sugerir em cada título de imagem que a narrativa da história continua.

Para isso, é fundamental que a história de seus anúncios em formato carrossel sigam um fio condutor, para que não perca a coerência. Assegure-se que as imagens sejam visualmente semelhantes, incluindo a iluminação, cores e composição.

3. Não se esqueça do texto

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

Use todos os componentes disponíveis do formato para contar sua história. A imagem pode até capturar a atenção das pessoas em primeiro lugar, mas não subestime o poder do texto. Um título conciso, descrições e botões de chamada para ação podem proporcionar contexto e detalhes, além de convidar as pessoas a interagirem.

Você pode utilizar um texto para criar a continuação da história do seu anúncio e aumentar as chances de que as pessoas cliquem ou queiram continuar deslizando nas demais imagens.

4. Demonstre a identidade da sua marca

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

Para ser lembrado, o seu anúncio deve incorporam a identidade da sua marca. Para marcas mais conhecidas, muitas vezes basta algo sutil no visual do anúncio. Para criar um anúncio em formato carrossel para uma marca menos conhecida, no entanto, é preciso levar em consideração a identidade da marca de uma maneira mais explícita.

A última imagem dos anúncios em formato carrossel em geral é usada para mostrar o logotipo da marca, mas você pode manter uma identidade visual e de texto em todas as imagens.

5. Promova a interação

Como Criar Anúncios em Formato Carrossel no Facebook

É importante tentar fazer com que as pessoas interajam com o anúncio que verão. Convide o consumidor a realizar uma ação de maneira forte, breve e que se conecte com sua campanha, seja direcionando-o ao seu site ou levando diretamente para sua loja virtual para adquirir um produto.

Anúncios em formato carrossel. O que são?

Os anúncios formato carrossel permitem que você veicule de 2 a 5 imagens e/ou vídeos, títulos e links ou chamadas para ação em uma única unidade de anúncio.

Você pode criar anúncios no formato carrossel na criação de anúncio, no Power Editor ou na API de Anúncios. Os anúncios são exibidos no Feed de Notícias para dispositivos móveis e desktop e estão disponíveis para os objetivos: cliques no site, conversões no site, instalações do aplicativo, envolvimento com o aplicativo e envolvimento com a publicação da Página. (No entanto, apenas publicações na Página no formato carrossel podem ser veiculadas como anúncios de envolvimento de publicações na Página do carrossel.)

O formato carrossel oferece suporte a uma série de empresas e necessidades. Você pode usá-lo para apresentar os seus aplicativos ou produtos específicos vendidos por você, mostrar detalhes de determinados produtos, pacotes ou aplicativos, ou contar uma história através dos cartões de carrossel sucessivos ou para mostrar uma imagem comprida. Para obter inspiração criativa, confira alguns exemplos de bom uso do formato carrossel.

As pessoas podem navegar pelos cartões de carrossel deslizando o dedo em celulares ou tablets, ou clicando nas setas em computadores. O formato carrossel está sendo lançado no Instagram.

Você conhece algum case bacana do uso de anúncios em formato carrossel? Compartilhe conosco nos comentários abaixo. Teremos o prazer em adicionar suas dicas neste posts e compartilhar com outros leitores!

Grupo E-Commerce Brasil

Grupo E-Commerce Brasil. Amplie, aprofunde e compartilhe conhecimentos sobre melhores práticas, recursos, soluções, técnicas E-Commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Inscreva seu endereço de email abaixo e receba as últimas notícias do mercado e-commerce, novidades, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado. Você se inscreveu com sucesso!

Back To Top